Apesar de ter gravado um episódio sobre isso, ainda fiquei intrigado do motivo das pessoas adorarem premiações, e pensando mais um pouco cheguei a conclusão simples que é por entretenimento.
Eu realmente sei que esse prêmios tem outras funções tanto pros artistas, quanto para o público, mas no final nós continuamos acompanhando mesmo reclamando de quem ganhou, de quem foi indicado, de que as apresentações estavam fracas e tudo isso ocorre porque reclamar também é divertido. E foi esse pensamento que me fez concluir o motivo da sociedade atual adorar o Oscar, amar os Meus Prêmios Nick, acompanhar o Grammy e até criticar o VMA, tudo se resume à diversão que esses eventos nos trazem.
Entenda eu realmente posso argumentar o quão a maioria desses prêmios são problemáticos, clubistas e somente uma forma de validação das suas indústrias para saber onde investir, mas não é isso que eu quero falar aqui, o meu ponto neste texto é mostrar que talvez a fofoca e a diversão movem as pessoas mais do que elas realmente dizem.
Que o Oscar e o Grammy são cheios de polêmicas a maioria das pessoas sabem, desde um comitê julgador racista, desde brigas internas por indicações, casos de machismo e assédio em ambos os meios e até pessoas reclamando do prêmio que receberam e não receberam, mas o que eu acho que você não sabe é que este ano (2021) foi o ano que estas premiações tiveram menos audiência televisiva nos últimos 20 anos. O Oscar que se mantinha na casa dos 25 milhões no ano passado passou para 9.8 milhões, já o Grammy que estava nos 18 milhões passou para 8 milhões, uma queda drástica para ambos e por que será que isso ocorre?
Talvez porque as pessoas criaram mais consciência e perceberam que estas premiações são as validações de um júri clubista que escolhem as mesmas pessoas baseadas em seu gosto pessoal e em um possível retorno vindo da própria validação? Ou que muitos ficaram cansados pelo fato desses eventos não darem atenção a artistas de minorias e privilegiarem artistas majoritariamente brancos, héteros e homens? Também será que não foi pelo público ter percebido que as premiações são só eventos de gala feitos para demonstrar a superioridade financeira da classe artística colocando eles em um patamar de semideuses, por isso tudo aquilo é falso e talvez inútil pra vida cotidiana?
Não, realmente não foi nenhum dos pontos acima, o verdadeiro problema das premiações este ano foi falta de entretenimento! A epidemia do Corona vírus ainda é uma realidade, por isso medidas de seguranças devem ser tomadas, então eventos grandes como esses que juntam milhares de pessoas são um problema, assim ambos os comitês organizadores decidiram fazer coisas diferentes esse ano. A ideia era fazer uma premiação metade online e metade presencial, com alguns poucos artistas juntos e apresentações reduzidas, isso significava diminuir a magnitude das apresentações e também fazer as premiações terem menos tempo.
Imagem ilustrativa da estatueta do Oscar
Agora acompanhe meu raciocínio, você que é fã de um artista vai ver uma premiação esperando duas coisas: A primeira é ver seu artista levando o prêmio que você queria; já a segunda seria ver esse artista se apresentando ou fazendo um discurso. Então se não vai ter a apresentação dele e nem mesmo ele irá lá receber o prêmio (pois deve tá em casa devido a pandemia), me diz qual o motivo de ir ver aquilo?
NÃO TEM! Eu sei que tem pessoa que gostam de acompanhar toda premiação para ver os indicados e tudo mais, porém essas pessoas são a minoria, a maioria são pessoa que querem saber quem ganhou e ver shows, assim hoje em dia que as rede sociais avisam para as pessoas logo em seguida os vencedores não tem motivo para acompanhar ao vivo, além disso quase qualquer show fica disponível no Youtube, então se deseja ver a apresentação você pode muito bem colocar ela depois da premiação, seja logo depois ou no dia seguinte.
Mas entenda mesmo tudo isso ocorrendo eu não creio que esses eventos perderam a importância, isso porque eles ainda são assuntos do momento. Por exemplo no dia do Grammy desse ano (14/03) o Grammy era o trending topic mundial no Twitter, somente disputando com os nomes dos próprios artistas presentes nas indicações como Dua Lipa, Harry Styles, Megan Thee Stallion, Billie Elish, Beyoncé e BTS. Com o Oscar foi a mesma coisa, mesmo a premiação tendo menos views na televisão ela ainda era o assunto mais comentado no mundo e ainda também foi um dos assuntos mais comentados da semana.
Lady Gaga no MTV Music Video Awards 2010
Seja criticando ou elogiando as pessoas falam de prêmios pois é divertido, é emocionante falar de momentos impactantes já que eles viram pontos culturais. É possível você conhecer alguém que não saiba da vez que Lady Gaga usou um vestido feito de carne no VMA de 2010, porém isso ainda é algo tão mencionado que se você falar sobre isso em uma mesa de bar boa parte deve lembrar, ou até mesmo da vez que o Oscars foi anunciado errado fazendo até hoje isso ser pauta e meme na internet.
No fim das contas meu ponto é que vamos sempre procurar algo nas premiações para nos entreter, por que para o público essa é a finalidade delas. E de certo modo para as pessoas que produzem isso também gera retorno para eles, pois como diz o ditado “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim!”.
Referências
Dados: Number of Grammy Awards viewers from 2000 to 2021
Texto: Audiences for award shows are in steep decline. This chart shows how far viewership has fallen - CNBC
Dados: Trending Topics data do Oscar de 2021
Dados: Trending Topic data do Grammy de 2021
Texto: Oscar 2021: como a pandemia mudou as regras da premiação
Comments